31/08/2015

Projeto atual: delimitação dos bairros de Campo Grande - MS

Uma das coisas que mais gosto de fazer no OSM é a delimitação dos bairros. Porque? É uma área em que o OSM é bem pobre. Até o Google está mais avançado que nós. Outra razão é que nas grandes cidades as ruas se repetem, nos nomes e tipos (rua, avenida, beco, alameda, etc.). Como localizar quando isso ocorre e os limites dos bairros não estão definidos?

Já falei sobre isso aqui e vou repetir: a forma mais correta de se fazer isso é através das relações, que nada mais é do que o agrupamentos de vários elementos para se delimitar uma área, no caso os bairros.

Não é uma tarefa muito simples, principalmente em cidades grandes, como Campo Grande, onde existem dezenas de bairros e dentro deles os parcelamentos (ou loteamentos / sub-bairros).

Estou delimitando primeiro os bairros, já que a cidade não tinha nada definido, apenas os pontos, que a propósito foi um excelente trabalho feito pelo OSM user muzito.

Os trabalho estão adiantados e podem ser conferidos no endereço: http://www.openstreetmap.org/relation/334022#map=12/-20.4695/-54.6120

Estou utilizando os dados disponibilizados ao público no site da prefeitura de Campo Grande. Trata-se de uma aplicação baseada no Google Maps e, embora com algumas imprecisões, é o que temos de oficial no momento.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário