08/12/2014

Delimitação de bairro em via de mão dupla


A imagem abaixo me intriga. Existem dois bairros, 1 cada um lado da via (mão dupla). Como delimitar corretamente esse bairro?

O senso comum diz que bastaria utilizar uma mão da via, como elemento delimitatório, para cada bairro, atribuindo-lhes uma relação - até "fechar" o limite do bairro - e pronto.

Foi o que fiz. Mas a suspeita de que algo estava incorreto me fez postar uma pergunta no forum de ajuda do OSM  e adivinha?

Não está totalmente incorreto, nas a faixa de terra que existe entre as mãos ficou sem bairro. Alguém poderia dizer: "e daí, é só um pedacinho de terra...". Pensei nisso também, mas o pessoal que respondeu no help me convenceram de que esse pedacinho de terra não poderia ficar sem bairro.

O correto, então, seria passar uma linha no meio da faixa de terra, ficando uma mão para cada bairro, mas nenhum pedacinho de terra sem bairro.

Abaixo a imagem após a adição da linha:


Link para a minha pergunta no fórum: Delimitar bairro (através de relações) em vias de mão dupla.

Diante disso, quando me deparo com uma via de mão dupla entre os limites de dois ou mais bairros, passei a proceder dessa forma e recomendo essa boa prática.

Observação: se um lado da via (uma mão de direção) não possuir bairro definido ou conhecido, a recomendação é que não se trace a linha no centro. Sendo o mais correto utilizar a mão externa como elemento delimitatório, ficando as duas mãos como pertencente ao bairro em questão.

5 comentários:

  1. Primeiro parabéns pelo blog, me ajudará muito na definição dos bairros daqui de Recife. Neste caso, quais serão as tags dessa linha delimitatória ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Esse é o meu objetivo, compartilhar para ajudar. Peço que leia com atenção os posts sobre delimitação de bairro. Devo ter postado três.

      Use a linha somente quando - no limite a ser criado - não tiver elementos delimitatórios naturais, como logradouros (ruas, avenidas, etc) rios, córregos, lagos e mesmo áreas e outras linhas; e nos casos onde ocorrer vias de mão dupla, sendo essas limites entre bairros (o caso desse post).

      A tag será linha, apenas isso, se você for utilizá-la numa relação, que é o agrupamento de vários elementos para formar um limite.

      Para relação (ver posts) mas são esses.

      admin_level=10;
      boundary=administrative;
      name="nome da relação";
      type=boundary.

      Qualquer dúvida, à disposição.

      Excluir
    2. No exemplo do post, a linha pertence à uma relação, ou seja, ela é um elemento de uma relação, com outros elementos, como ruas, rios, etc.

      Mas você pode delimitar um bairro apenas com linha, formando uma área, que fecha o limite (perímetro) do bairro. Alerto que não é a forma mais adequada e não recomendada pelo OSM, mas nada impede de ser feito.

      Neste caso, escolha limite administrativo, com as outras tags acima.

      Excluir
  2. Ivaldo,

    Obrigado pelas dicas, elas me foram úteis para poder terminar a tarefa de incluir os limites dos bairros do Recife ( http://goo.gl/0O6aBq ).

    Só não consegui criar as relações via iD, achei mais produtivo fazer isso pelo JOSM, usando o plugin Relation Toolbox ( http://goo.gl/VaLMUY )

    ResponderExcluir
  3. Ok, sempre à disposição. Ficou um ótimo trabalho. Quando ao editor iD, o prefiro devido utilizar notebook com o Chrome Os do google, que não aceita o JOSM (java).

    ResponderExcluir