12/11/2014

Criando relações em limites de bairros

Depois de alguns meses utilizando o OSM, percebo que a maioria das cidades mapeadas não tem os limites dos bairros definidos. Esses limites, a princípio, podem não ter importância, mas não é bem assim. Muitas cidades têm logradouros (ruas, avenidas, quadras, etc) repetidos. Em muitos casos mais de uma vez. Isso pode ser um problema para se determinar localização de uma rua.

Daí a importância da delimitação correta dos bairros. Geralmente os logradouros nunca se repetem dentro de um mesmo bairro. Na minha experiência profissional - em codificação postal/cadastro de CEP - ainda não percebi essa repetição.
NO OSM um limite de bairro deve ser definido com os seguintes elementos (mínimos):
Etiquetas básicos do limite de uma bairro


  • Name (nome do bairro);
  • boundary (limite, divisão, fronteira);
  • admin_level (nível administrativo);
  • place (define o local). (desatualizado, ver post mais recente)

Esses elementos básicos devem ser utilizados quando o mesmo tiver uma delimitação simples, feita com a ferramenta área (fechada). Aprendi (errando) que o mais correto para se determinar os limites de bairros é utilizando multipoligonos ou Relações.

Criando relações

Nos primeiros bairros que delimitei no OSM eu utilizei a ferramenta área, com o atributo landuse=residential. Era o que eu achava ser mais lógico. Embora não esteja errado, não é o mais correto, pois gera duplicação de informação e ignora elementos delimitatórios naturais, como córregos, rios, avenidas e rodovias.
Me ensinaram que a lógica é a seguinte: para quê passar mais uma linha sobre uma avenida, se ela (a linha da avenida) pode ser utilizada como divisão entre dois bairros? Faz sentido e nos OSM deve ser feito assim. 
Você pode utilizar o trecho de uma rua, rodovia, rio, etc, e adicionar linhas para definir o limite do bairro. A relação criada vai agrupar todos esses elementos e formar o limite de bairro, como se fosse uma área fechada.

Passo-a-passo:
  1. Seleciona uma das linhas que definem o bairro (uma rua ou rio, por exemplo).
  2.  No lado esquerdo da tela (editar objeto), na parte de baixo, vá em todas as relações. Clique no botão de + para criar uma nova relação.
  3. Depois clique no link azul Nova relação. Dentre as opções escolha o tipo Fronteira.
  4. Informe o nome (nome do bairro),  e o tipo (escolha administrative). 
  5. No tipo administrative, ele vai pedir o nível administrativo. Para bairros é 10,  distritos 9, cidade 8. São os mais comuns.
  6. Para adicionar outros caminhos nessa relação, para definir a área do bairro, selecione outro trecho (uma rua, rio, etc) e siga os passos acima, a partir do item 2. 
  7. Repare que agora vai aparecer o nome da relação criada Basta selecioná-la (ao invés de clicar em Nova relação). Feito isso o caminho já faz parte da relação.
  8. Adicione os trechos necessários à relação, até "fechar" o perímetro do bairro.
  9. Importante: os trechos adicionados devem ter nós que coincidam com os limites dos bairros. Senão tiver, adicione. 
Essa dica foi passada pelo mapeador do OSM naoliv, uma pessoa muito paciente ao ensinar novos usuários, mesmo sem tempo.

Exemplo de relação no editor iD:


Visualização da relação (perceba alinha pontilhada com o nome do bairro):



Nenhum comentário:

Postar um comentário